terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Obras em parede estrutural

A queda dos prédios no Rio de Janeiro reacendeu uma discussão sobre fiscalização em obras de apartamentos e salas de prédios novos ou antigos. Muitos apontam falha na fiscalização por parte de prefeitura. Outros apontam a culpa em empresas que constroem sem licença. Apesar da estrutura dos prédios no rio ser diferente do condomínio Ilha Bela, temos que tomar muito cuidado ao realizar obras nos apartamentos, pois um prédio de alvenaria estrutural se sustenta pelas paredes feitas de bloco de concreto e, obras irregulares feitas nessas paredes pode comprometer com a estrutura do prédio inteiro. Talvez uma pequena obra em um apartamento pode não ocasionar problemas. Mas ao somarmos várias obras, podemos ter a estrutura comprometida e o sonho da casa própria pode virar pesadelo.
Muitos moradores estão preocupados com essa questão e está havendo uma troca de emails sobre o assunto. É um assunto sério e que deve ser tratado com muita seriedade, tanto pelo síndico e corpo diretivo, quanto por TODOS os moradores.
Quando pegamos as chaves do apartamento com a PDG (Goldfarb), nos entregam um manual do proprietário. Não tenho conhecimento técnico suficiente para avaliar os casos omissos de obras que por ventura ocorreram no condomínio. Mas nesse manual diz claramente, quais paredes do apartamento podem sofrer alterações ou não.
Como muitos proprietários não leram esse manual e fizeram obras indiscriminadamente, sugiro que o síndico (seja o Leonardo ou o próximo síndico a ser eleito em fevereiro), juntamente com um engenheiro (pode ser da D'angelo, responsável pela construção do Ilha Bela), visite os apartamentos (TODOS) para uma vistoria completa. Antes que algum morador diga que seria uma invasão de privacidade, vale lembrar que o nosso regimento prevê essa situação (que é uma situação que põe em risco a vida de outros moradores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário